Estilos de Vida Saudáveis e as Doenças Não Transmissíveis em destaque no III Simpósio CEMAS
22 mar, 2018

Sob o tema "Saúde Oral e as Doenças Não Transmissíveis", o III Simpósio do Centro de Estudos da Mundo A Sorrir (CEMAS) realizou-se no passado dia 17 de março, no Auditório D. Pedro IV da Santa Casa da Misericórdia do Porto, no Porto, reunindo mais de uma centena de estudantes, investigadores e profissionais da área da saúde e saúde oral.


Ao longo do dia discutiu-se em torno das temáticas da Saúde Oral, as Doenças Não Transmissíveis, o papel da alimentação saudável e do exercício físico, bem como a importância dos programas preventivos a nível nacional. Perante o aumento da mortalidade causada pelas doenças não comunicáveis, responsáveis por mais de 2/3 das mortes no mundo e uma morbilidade que acarreta gastos económicos tremendos, é imperativo mudar políticas de saúde combatendo os factores de risco e determinantes sociais que potencias e originam estas doenças.


O evento contou com a presença de oradores nacionais e internacionais, nomeadamente o Prof. Wagner Marcenes, Especialista em Epidemiologia Oral na Universidade King's College, responsável pela elaboração do documento estratégico de saúde oral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030 e que enriqueceu a discussão em torno do tema e com os restantes oradores.


Esta é a 3ª edição do Simpósio do CEMAS, um evento de caráter científico e inovador que procurar criar debate e encontrar novas soluções em torno de temáticas relacionadas com a Saúde e a Saúde Oral e tendo como foco a importância das desigualdades em saúde.