Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e Presidente do Portugal Inovação Social visitam projeto CASO no Porto
30 abr, 2018

No próximo dia 2 de maio de 2018, a Mundo A Sorrir recebe a visita da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Prof. Doutora Maria Manuel Leitão Marques e do Presidente do Portugal Inovação Social, Prof. Doutor Filipe Almeida para conhecerem as instalações do projeto Centro de Apoio à Saúde Oral - CASO. A visita decorre pelas 09h30 no CASO Porto localizado no Centro Hospitalar Conde Ferreira.


A Sessão conta com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Área Metropolitana do Porto e com as intervenções dos Investidores Sociais do projeto, nomeadamente do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, do Vereador do Pelouro da Habitação e Coesão Social e Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, bem como da Vereadora do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar, Associativismo, Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo e de Miguel Pavão, Presidente da Direção da Mundo A Sorrir.


A marcar presença estão também inúmeros parceiros sociais, empresas apoiantes e voluntários da iniciativa.


Desde julho 2017, a iniciativa é co-financiada pelo PO ISE, no âmbito da Tipologia de Operação "Programa de Parcerias para o Impacto (T.0 3.33) do organismo intermédio "Portugal Inovação Social" em parceria com a Câmara Municipal de Braga, a Câmara Municipal do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, estando presente no Porto através do CASO Porto e em Braga através do CASO Braga.


Em dois anos a iniciativa pretende realizar 12.000 consultas médico-dentárias e reabilitar oralmente 600 pacientes de 53 instituições sociais do Porto e Braga.


Criado em 2009, o projeto CASO Porto visa a prestação de cuidados de saúde oral e do acompanhamento psicossocial a populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, tendo em vista a sua reintegração social. O Centro de Apoio à Saúde Oral já realizou cerca de 25.000 tratamentos médico-dentários e doou 458 próteses. Em 2015, em parceria com o Município de Braga, a Mundo A Sorrir abriu o segundo Centro de Apoio à Saúde Oral do país, tendo já realizado mais de 14.800 tratamentos.