Missão de abril do projeto Aqua: Water4Health capacita dezenas de profissionais de saúde ambiental da região da Macia, em Moçambique
30 abr, 2018

Em abril, a Mundo A Sorrir em parceria com a DTE, do Grupo DST, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e da Engenho e Rio realizaram a segunda e terceira missão do projeto Aqua:Water4Health que visa a promoção da saúde através da melhoria das condições de acesso e da qualidade da água consumida pela população da região da Macia, em Moçambique. As missões envolveram cinco técnicos voluntários que decorreram ao longo de duas semanas.


A segunda missão deste projeto, contou com a presença dos técnicos do ICBAS da Universidade do Porto que realizaram duas palestras de capacitação: uma a 11 profissionais do Centro de Saúde de Macia formados em qualidade da água e saúde e outra a 24 fornecedores de água privada do Município de Macia formados em qualidade da água nas redes de distribuição. A par disso, a técnica do Departamento de Saúde Ambiental recebeu formação personalizada sobre a utilização de equipamento portátil para análise física, química e microbiológica da água.


A terceira e última missão decorre de 9 a 13 de abril e contou com profissionais técnicos da Engenho e Rio e da DTE do grupo DST que realizaram, em conjunto com os técnicos locais, um mapa de identificação do sistema de abastecimento do município. Além disso, realizaram formações a três técnicos do Departamento de Infraestrutura do Município capacitados em técnicas de cadastro do abastecimento de água e manutenção dos equipamentos e três escolas sensibilizadas em Água e Saúde, beneficiando cerca de 2.800 crianças do 1º ciclo.