Voluntariado na Mundo A Sorrir



Inscreve-te já para as Sessões de Acolhimento, através do e-mail: eventos@mundoasorrir.org:

- Lisboa 8 de janeiro de 2018 (17h às 20h);

- Porto 8 de janeiro de 2018 (17h às 20h).


Jornadas de Voluntariado: 27 e 28 de janeiro de 2018.


Não percas esta oportunidade de fazer parte da Mundo A Sorrir!







Voluntário do Mês
Ana Maia
Prémio Voluntário do Mês de Fevereiro 2016

"Ser voluntária da Mundo a Sorrir é poder dar-me por inteiro, é poder cuidar das crianças, dos seus sorrisos e dos seus futuros, é construir um mundo que pertença a todos. Ser voluntária da Mundo a Sorrir é especializar-se na área das pessoas e descobrir que elas são (tudo) o que importa."

Vitor Handel
Prémio Voluntário do Mês Dezembro de 2015

Voluntário Projeto C.A.S.O. Braga


Como testemunho do meu trabalho no Projecto C.A.S.O. Braga, posso começar por agradecer a todas as pessoas envolvidas no protejo que foram desde o inicio prestáveis e simpáticas para comigo. Penso que o tipo de trabalho voluntariado, de forma a atingir as populações mais carenciadas nos dias de hoje perante a economia actual é algo de se louvar e foi o que me levou a agarrar esta oportunidade. Foi com o maior dos prazeres que aceitei este desafio e penso que todos os meus Colegas Médicos Dentistas deveriam ter uma experiência semelhante, pois é enriquecedor e gratificante.

Desde já o meu obrigado pela oportunidade e até uma próxima.  

Vitor Handel
Voluntários 10 Anos Guiné-Bissau
Todos os meses destacamos a atividade, o empenho e dedicação de um dos voluntários da Mundo a Sorrir. Em Novembro, para celebrar os 10 anos de presença na Guiné-Bissau, é o mês de todos os Voluntários que Participaram nos Projetos Internacionais na Guiné-Bissau. Muito obrigado a todos, a Mundo a Sorrir agradece, e com certeza os beneficários que ajudaram também.
Sérgio Mascarenhas
Prémio Voluntário do Mês Outubro de 2015

'' A minha colaboração no C.A.S.O., surge na sequência da minha ida à Guiné Bissau e como ''complemento'' da minha participação nas atividades da Mundo A Sorrir. E sendo dos primeiros a participar no C.A.S.O. e mantendo a colaboração, acho que sou a prova de que se se quiser, há sempre tempo para ajudar a construir sorrisos do tamanho do Mundo''

Sofia Lopes
Prémio voluntário do mês de junho de 2015

Voluntária no processo de acreditação

"Para mim ser voluntária numa organização como o Mundo a Sorrir é ter a oportunidade de fazer algo pela promoção e prevenção em saúde oral inserida num grupo com os mesmos objectivos de trabalho e que consegue ser efetivo nas suas ações. Para mim o mais importante é passar para a população o conhecimento sobre como prevenir a doença, pois quanto mais educação existir neste e noutros campos, maior a consciência e capacidade de decisão quanto às suas vidas e à sociedade no geral. Não conseguiria sozinha chegar a tão grande número de pessoas por isso: Obrigada Mundo a Sorrir!"

Ana Maio, Francisca Dias e Liliana Pires
Prémio de voluntário do mês de maio 2015

Voluntárias no projeto PIVS

Maio é o 1º mês em que temos três voluntárias: a Ana Maia, a Francisca Dias e a Liliana Pires.


Ana Maia

Ser voluntária da Mundo a Sorrir é poder dar-me por inteiro, é poder cuidar das crianças, dos seus sorrisos e dos seus futuros, é construir um mundo que pertença a todos. Ser voluntária da Mundo a Sorrir é especializar-se na área das Pessoas e descobrir que elas são (tudo) o que importa.

Francisca Dias

Ser voluntaria da Mundo a Sorrir é uma enorme responsabilidade e missão que devemos receber, com a certeza de que o bem recebido será maior do que conseguimos imaginar. É ter um olhar atento, é sentir e amar aquilo que fazemos.

Os sorrisos de tantas crianças que ajudamos é a prova de que trabalhar não custa, quando é feito com amor. É um prazer fazer parte desta equipa.

Liliana Pires

Fazer parte do Mundo a sorrir e deste projecto é um grande privilégio. Não há maior recompensa que ver como os nossos conhecimentos transmitidos às crianças são absorvidos e postos em prática.

Rita Barroso
Prémio de voluntário do mês de abril de 2015

Voluntária no projeto C.A.S.O


Quando acabei o meu curso e me deparei com as dificuldades em integrar o mercado de trabalho, decidi começar a fazer voluntariado como forma de continuar a pôr em prática e aperfeiçoar tudo o que tinha aprendido na faculdade.Ter integrado o Projecto C.A.S.O e mais tarde ter tido o privilégio de integrar o Projecto Sorrir Mais fez com que eu evoluísse muito como ser humano e como profissional. Além de poder exercer a minha profissão com o intuito de melhorar a vida de quem mais precisa e poder contribuir para literalmente "devolver o sorriso" a muitos deles, conheci pessoas com histórias de vida que me fizeram pensar e reflectir sobre a minha própria vida e que contribuíram para que me tornasse numa pessoa mais atenta e sensível para os problemas sociais. Inesperadamente tive também a sorte de me cruzar com muitas pessoas que hoje, mais do que pacientes e colegas são amigos. É maravilhoso sentir que dando um pouco de tempo e usando o nosso conhecimento, podemos ajudar a fazer com que a vida de alguém seja um pouco melhor.

Maria do Carmo Silva
Prémio voluntário do mês de março de 2015

Voluntária em algumas iniciativas da Mundo a Sorrir

Acho que a vossa mensagem é fundamental e necessária. A oportunidade que tive de participar em atividades da Mundo a Sorrir, direta ou indiretamente, deu-me a possibilidade de entender que a Sáude Oral é fundamental. A vossa equipa jovem e profissional ensinou-me e lembrou-me como é bom deixarmos a marca nos "outros", fazendo o mundo sorrir

Stela Alamão
Prémio voluntário do mês de fevereiro de 2015

Voluntária no projeto de São Tomé e Princípe

Antes de mais gostaria de agradecer a Mundo a Sorrir pela nomeação. Esta foi a minha primeira experiencia como voluntária e espero que não fique por aqui , que seja apenas o começo de uma grande caminhada. E como não podia deixar de mencionar, eu não seria nomeada sem o trabalho, garra, dedicação e persistência da coordenadora do projeto de São Tomé e Príncipe Catarina Feio. Espero continuar a colaborar e dar sempre o melhor de mim para a MAS e juntos construirmos muitos sorrisos em S.TP. Obrigada mais uma vez!

Juliana Costa
Prémio voluntário do mês de janeiro de 2015

Voluntária no projeto C.A.S.O

Voluntariado. Palavra bonita, fácil até de se pronunciar, mas cuja definição se torna difícil de pôr em prática!

Por mais que se tentem incutir ações voluntárias no ser humano, por mais explicações e justificações que se possam usar, o verdadeiro sentido e a verdadeira necessidade de fazer voluntariado é interno. Não basta usar a actual conjuntura sócio-económica ou a falta de acessibilidade aos cuidados primários de saúde como alento; é preciso vocação e, acima de tudo, sentir necessidade de o fazer, de fazer diferente!

Na minha rotina, o voluntariado que faço na clínica da Mundo a Sorrir, é mais um a acrescentar a outros.

No entanto, este atendimento de pacientes no Projecto C.A.S.O tem um duplo significado: proporcionar cuidados de saúde oral a todos aqueles que, pelos mais diversos motivos não o conseguiriam por outra via, voluntariamente! É um dar sem receber um pagamento, mas há uma outra remuneração que tem um valor não monetário: são sorrisos ao olharem no espelho um novo dente; um simples obrigado por voltar a dar a alguém a alegria de sorrir?

É com muito gosto que tenho vindo a colaborar neste projeto; não tão ctivamente como gostaria, mas da forma que me vai sendo possível.

Não seria justo terminar sem deixar uma palavra a todos os meus colegas da Mundo a Sorrir, colaboradores deste e de outros projetos, sem os quais, esta Associação não seria possível. Que o futuro nos traga condições para a sustentabilidade dos projetos já existentes, bem como para outros, todos eles com um objetivo comum: Construir Sorrisos do tamanho do mundo!

Eugénia Gomes
Prémio voluntário do mês de dezembro de 2014

Voluntária do projeto Dr. Risadas

Ser voluntária é, para mim, uma atitude cívica e solidária com que pretendo colocar os conhecimentos e as capacidades que adquiri na minha vida profissional ao serviço dos outros. Na Mundo a Sorrir gostaria de contribuir cada vez mais para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde no terreno, desempenhando as funções de retaguarda que são necessárias.

Gil Alcoforado
Prémio voluntário do mês de novembro de 2014

Miguel Pavão

Presidente da Mundo a Sorrir

O Gil Alcoforado chegou até à Mundo a Sorrir e a primeira pergunta que fez, foi: Em que posso ser útil? Eu quero ajudar.

O Gil não precisa certamente de apresentações, nem de ser reconhecido com qualquer tipo de troféu, pois a sua vida e o seu sucesso, escusam-no disso. Mas sabendo do seu envolvimento desde 2008 com a Mundo a Sorrir, tenho a certeza que ser voluntário do mês na Mundo a Sorrir, é um grande orgulho para ele. É alguém que personifica uma forma de estar na vida, onde os valores e os princípios são a base de tudo, daquilo que é na vida e na profissão! Parabéns Gil, muito merecido ser o voluntário do mês!

Mariana Dolores

Vice-Presidente da Mundo a Sorrir

Grande impulsionador do projeto Aprender a Ser Saudável e um voluntário sempre disponível para ajudar. É um enorme prazer e orgulho ter o privilégio de trabalhar directamente com o Gil.

Ana Simões

Socióloga do projeto C.A.S.O e membro do Centro de Estudos Mundo a Sorrir

Conheço o Prof. Gil enquanto voluntário do Centro de Estudos Mundo a Sorrir (CEMAS), onde ocupa o cargo de Direcção. Desde o início que a sua postura se pauta pela simpatia e frontalidade. A sua vasta experiência na área da Medicina Dentária é uma grande mais-valia para o nosso CEMAS, e para a Mundo a Sorrir em geral. É graças à sua disponibilidade, espírito de equipa, solidariedade e entreajuda que o CEMAS tem conseguido dar os primeiros passos naquilo que esperamos ser um centro de estudo e investigação na área da Saúde Oral Comunitária.


Joana Luís
Prémio voluntário do mês de outubro de 2014

Voluntária no PIVS

É com enorme gosto que tenho, desde Abril deste ano, vindo a participar nas ações de voluntariado da "Mundo a Sorrir". Para mim, é óptimo poder aliar à experiência que estas me vão permitindo adquirir, o sentimento gratificante de trabalhar para uma causa tão necessária como a sensibilização para a importância da saúde oral.

Um trabalho de voluntariado como este seria sempre algo de muito positivo e enriquecedor. Para além disso, na Mundo a Sorrir, a existência de um ambiente de boa disposição e bem-estar, mas também de bastante profissionalismo, torna tudo ainda mais agradável.

Não tendo até agora passado por alguma situação em particular que mereça um destaque maior, pois todas as ações são bastante diferentes. Por esse motivo, deparamo-nos com inúmeros desafios e é importante que estejamos sempre prontos para resolver qualquer situação.

Desta forma, gostaria de realçar que na minha opinião fazer voluntariado na Mundo a Sorrir é uma mais-valia para qualquer pessoa, pois permite enriquecimento a nível pessoal e profissional e, mais importante que isso, permite-nos ajudar quem realmente necessita.

Sara Gonçalves
Prémio voluntário do mês de setembro de 2014

Voluntária em Lisboa


Ser voluntária da Mundo a Sorrir significa poder fazer o que gosto, com quem e para quem gosto, e receber sorrisos em troca, sempre. Sou voluntária há cerca de dois anos e, olhando para trás, percebo que toda esta experiência me tem enriquecido bastante tanto a nível pessoal como profissional, e cada dia me proporciona uma nova aprendizagem.

Tenho o privilégio de poder trabalhar com pessoas que, como eu, gostam imenso daquilo que fazem e fazem-no de alma e coração em prol de uma causa, dedicando o seu tempo e um pouco de si àqueles que mais precisam e que transformam os nossos dias com os seus sorrisos.

Tenho a sorte de poder chegar a pessoas que doutra forma provavelmente nunca viria a conhecer e de poder crescer com a Mundo a Sorrir. Juntos trabalhamos para que os cuidados de saúde oral se tornem de alguma forma acessíveis a todos, que a sua importância não seja esquecida ou posta de parte, construindo um mundo de sorrisos, mudando várias vida e, em última análise, mudando o mundo.


Como voluntária sei que cada dia é diferente, cada escola ou instituição, cada turma ou classe, cada professor ou educador e cada criança são diferentes. Cada um tem uma história e todos me ensinam qualquer coisa de forma diferente e me fazem querer continuar a ser voluntária.

André Gouveia
Prémio voluntário do mês de julho de 2014

Voluntário em Lisboa
Sou voluntário da Mundo a Sorrir há cerca de dez meses e tem sido uma excelente experiência tanto a nível pessoal como a nível profissional.
Apesar de ser uma área muito diferente da minha, adquiri conhecimentos noutras áreas, nomeadamente na saúde oral. Aprendi a desenvolver métodos de organização e gestão, logística de eventos, promoção de saúde e, o mais importante de tudo, a desenvolver e a melhorar a capacidade de trabalho em equipa.
Sou um privilegiado por ter o prazer de trabalhar com este grupo de pessoas espetaculares, com a coordenação da Drª Mariana Dolores. Sinto que na Delegação Sul, para além da relação profissional habitual num grupo de trabalho, se criaram fortes laços de amizade que me prendem à Mundo a Sorrir.

Rita Monteiro
Prémio voluntário do mês de junho de 2014

Voluntária no PIVS
Tenho integrado neste último mês o projecto PIVS que tem como objetivo tentar melhorar os hábitos de higiene oral e alimentação das crianças mais carenciadas. Fui a várias instituições e, em todas elas, existem crianças que me fazem acreditar que a minha ida tenha surtido o efeito desejado, que consegui transmitir os meus conhecimentos para que estas cresçam saudavelmente. Não só este projeto como as outras ações da MAS em que participo, tornam-me uma pessoa melhor e fazem-me crescer como profissional de saúde. Agradeço as oportunidades que a MAS me oferece.

Voluntariado na Mundo a Sorrir