Mundo A Sorrir lança Aqua: Water4Health para permitir acesso à água potável e ao saneamento básico em Moçambique
12 mai, 2017

A Mundo A Sorrir, em parceria com a Águas do Porto, o Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, a DTE e a Engenho e Rio, iniciou recentemente a primeira missão do projeto Aqua: Water4Health, na região da Macia, Província de Gaza, em Moçambique.


O projeto Aqua: Water4Health tem como objetivo apoiar a população local, proporcionando-lhes conhecimentos e infra-estruturas que permitam o acesso água potável e ao saneamento básico, instrumentos essenciais para a saúde das populações.


Nesta primeira fase do projeto, dois especialistas do ICBAS farão a avaliação concreta das necessidades da população, uma análise quantitativa e qualitativa dos poços já existentes e a recolha de amostras de água. Este trabalho tem como finalidade desenhar uma estratégia sustentável de apoio ao desenvolvimento.


Numa fase posterior, o projeto prevê a construção de infraestruturas e equipamentos capazes de transportar água potável às comunidades, a capacitação dos profissionais locais, a sensibilização da população sobre a importância do acesso e o cuidado com água potável e o saneamento básico.


Esta iniciativa vai ser apresentada no Water Innovation Week, organizado pela Águas do Porto, que decorre entre 24 de setembro e 1 de outubro de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.


De acordo com o Conselho Mundial da Água, a melhoria das condições de acesso em termos de qualidade e quantidade de água contribui para a melhoria da saúde geral e, consequentemente da saúde oral.